Praias

Localização: É um dos limites naturais do município de Pium, na sua porção oeste.
Distância da sede municipal: Variável.
Condições de acesso: Acesso relativamente fácil, a partir do Porto Canguçu. Da sede do município alcança-se o porto de carro por estrada não pavimentada (TO-354) e dali segue-se de barco pelo Rio Javaés até o encontro com o Araguaia.
 
A porção do Araguaia que configura um dos limites naturais do município de Pium é a que banha a Ilha do Bananal (médio Araguaia). O rio atrai adeptos do segmento da pesca esportiva, mas é mais conhecido pelas belíssimas praias que surgem no verão, com possibilidades para banhos e acampamentos.
 
Localização: É um dos principais rios que atravessam o município de Pium. É também um dos limites naturais do Parque Nacional do Araguaia e do Parque Estadual do Cantão. Deságua no Rio Araguaia.
Distância da sede municipal: Variável.
Condições de acesso: Fácil acesso, a partir do Porto Canguçu.
 
Além da sua piscosidade, que atrai adeptos do segmento de pesca esportiva, forma belíssimas praias no verão, ao longo de toda a extensão que atravessa o município de Pium (desde a Barreira da Cruz até o encontro com o Araguaia), com possibilidades para banhos e acampamentos. O banho no Rio Javaés deve vir sempre precedido de muito cuidado e observação do local escolhido, pois na seca há uma concentração muito grande de piranhas e o perigo de pisar em arraias, além da grande quantidade de jacarés etc..
Localização: É um dos limites naturais do município de Pium, na sua porção nordeste. Na extensão do rio do Coco, Pium limita-se com os municípios de Caseara e Marianópolis do Tocantins.
Distância da sede municipal: Variável.
Condições de acesso: O acesso pode ficar prejudicado no verão, por conta da seca que assola as águas interiores que fazem as ligações entre os rios. A partir do Porto Canguçu, descendo o Rio Javaés, ou por terra atravessando as diversas fazendas banhadas pelo Rio do Coco.
 
Com uma extensão de 180 km, o Rio do Coco proporciona agradáveis praias durante a temporada de verão, que vai de junho a setembro. Suas águas são verdes e mornas e em toda a sua extensão há uma densa paisagem com características amazônicas. As ilhas que se formam são variadas e belas. A fauna mais presente é composta de gaivotas, marrecos, mergulhões, capivaras, papagaios e outras espécies. A variedade de peixes é imensa e os mais comuns são: tucunaré, jaú, curimbatá e barbado.

 

Acesso

WebMail

Usuário:

Senha:

<